A VERDADE QUE LIBERTA
Jesus disse: “Conheça a VERDADE e a VERDADE vos libertará”. (João 8.32)
E baseado, neste conselho, andei por muitos caminhos e estudei todos eles na procura dessa VERDADE que Cristo tanto enfatiza em Seus ensinamentos. Porque eu nunca aceitei simplesmente o que me diziam ou me ensinavam como verdade absoluta sem antes investigar ou provar por mim mesmo.
Eu sempre fui muito curioso e teimoso. JJJ
Então, comecei, a estudar Filosofia e, aprofundando-me em algumas teorias, cheguei mesmo a acreditar que não existia um Deus, que não existia vida após a morte. Depois, estudando a teoria do relativismo, passei a acreditar que tanto poderia existir um Deus como também vida após a morte ou não. Porque eu não possuia argumentos lógicos para provar ou desacreditar uma cousa nem outra.
Segundo o relativismo, só podemos afirmar algo e ter aquilo como verdade absoluta quando podemos prová-lo de fato, pela razão ou lógica.
Após aprender esse axioma, fui levado a um outro ainda mais conclusivo e definitivo nessa minha busca pela VERDADE. E o axioma é:
“Há fatos e cousas que a Ciência ou a Lógica¹ nunca poderão explicar, é uma experiência que só pela fé pode ser compreendida”.
Portanto, fé aqui é uma experiência pessoal com o sobrenatural, com o absoluto, com o que não se pode ver, apenas sentir.
"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". (Hebreus 11.1)
Então, eu pensei:
Eureka! Encontrei a chave do entendimento que abrirá as portas da minha mente e do meu entendimento para o caminho da VERDADE que tanto procuro trilhar. JJJ
E, assim, preferi ficar com a minha fé. Porque no fundo do meu coração eu sabia que Deus existe sim; e, consequentemente, passei a acreditar novamente que existe vida após a morte também; porque eu não poderia simplesmente conceber e aceitar que nascemos, crescemos, estudamos, trabalhamos, constituimos família e morremos para nada. Tinha que haver um propósito para tudo isso. E há. Pode acreditar!
¹ A lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar ou do pensar correto; sendo, portanto, um instrumento do pensar. A aprendizagem da lógica não constitui um fim em si. Ela só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros.
(Fonte: Wikipédia)
E, assim, munido dessas ferramentas e conselhos, prossegui nessa minha busca frenética pela VERDADE.
Passei a estudar Psicologia, na tentativa de conhecer-me e compreender-me um pouco mais; Sociologia e Antropologia, afim de conhecer e compreender o meio e realidade sócio-cultural na qual estamos inseridos e de onde o homem havia surgido e para onde estamos indo; Biologia, Física, Química, etc. E, principalmente, História das Religiões, desde o hinduísmo, slamismo, marçonaria, budismo, judaísmo, espiritismo, cadomblé até o cristianismo.
Tudo o que você puder imaginar que se relacione com essa busca pela VERDADE, eu li, até mesmo o Alcorão. E, em algumas dessas religiões ou seitas, cheguei a envolver-me; participando ou praticando os seus ensinamentos, como foi o caso do espiritismo, gnose, budismo, cadomblé, e, mais recentemente, do O Segredo.
Nesses últimos 20 anos, passei dias e noites lendo livros e mais livros. Indo à Bibliotecas quase todas as semanas para pegar livros emprestados e devolver aqueles que já havia lido.
Todo esse esforço para conhecer aquela tal “VERDADE que liberta” de que Cristo falara e que nunca saíra da minha mente.
E, eu, sentia-me, realmente preso pela minha confusão mental, por uma cadeia invisível que eu mesmo criara. E, aquela minha ignorância, deixava-me muito angustiado e até deprimido porque eu necessitava de respostas para essas perguntas e dúvidas e nem sempre as encontrava nos livros que lia. Pelo contrário, muito do que lia e estudava deixa-me ainda mais confuso e perdido naquele meu labirinto existêncial.
Confesso que foi um trabalho árduo. No entanto, muito gratificante porque, finalmente, pude reencontrar o meu primeiro Amor: JESUS CRISTO. O mesmo que me recomendara conhecer a VERDADE para ser liberto.
A resposta para todas as minhas perguntas e esclarecimento de todas as minhas dúvidas sempre esteve nEle e nas Suas santas palavras. E só lendo a Bíblia Sagrada pude compreender claramente o próposito de Deus para todos os homens e para mim próprio; e, assim pude ser liberto de toda confusão mental e cadeia espiritual que me tornara cativo.
Aleluia!
“Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” (Isaías 11.2)
Aprofundei-me, então, no estudo do cristianismo e comecei a buscar uma Igreja que representasse, seguisse e que praticasse os ensinamentos de Cristo. Porque na Bíblia, Paulo, apóstolo de Jesus, diz: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo”. (I Coríntios 11.1)
Este alerta que Paulo faz para imitá-lo é um convite para a comunhão, para andarmos unidos, para conhecermos e sermos conhecidos em tudo que fazemos, para seguirmos o exemplo de Cristo; e, assim, amadurecer, amar, perdoar, crescer. É um convite para aprender e apreender verdadeiramente de Cristo através das Suas ações e ensinamentos e vivenciá-Lo e praticá-Lo no dia-a-dia sendo santo como Ele é santo.
E, nesta nova busca, visitei várias Igrejas. Até que no dia17 de novembro de 2007 fui à uma Igreja Protestante e, ao pisar os meus pés ali, pude sentir algo diferente e sobrenatural acontecendo e, naquele mesmo instante, Deus falou diretamente ao meu coração: “Hoje é o dia do seu regresso à minha Casa”. E, eu, em meus pensamentos, respondi: Seja feita a Tua vontade, Senhor.
E pude experimentar algo extraordinário e maravilhoso acontecendo em minha vida. Senti-me envolvido por um Amor que nunca sentira antes. Eu chorava de tanta alegria, o meu corpo estava todo tomado por uma chama de fogo que, apesar do intenso calor, refrigerava-me por dentro, renovando-me e restaurando-me.
Já não era eu ali, sentia-me outro homem.
Os rostos das pessoas que estavam naquele evento resplandeciam e pude ver e sentir o infinito Amor de Deus manifestado e emanado em cada uma delas.
"Se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". (II Coríntios 5.17)
Quando o Pastor fez o convite para as pessoas que gostariam de aceitar Jesus Cristo como seu Salvador pessoal eu fui o primeiro a levantar a minha mão e aceitar aquele convite de vida eterna; declarando, com aquele gesto, Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador e assumindo, diante dEle e de todos, o compromisso de seguí-Lo por toda a minha vida e fazer a Sua vontade.
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim". (Gálatas 2.20)
Glória a Deus nas Alturas!
Sinto a presença do Espírito Santo de Deus como algo que toma todo o meu ser e acende em mim um fogo que refrigera todo o meu corpo e a minha alma, gerando uma emoção singular de extrema felicidade, amor, certeza e conforto numa mistura de choro e riso. Sinto o meu corpo vibrar como um instrumento ao ser tocado numa bela sinfonia. É uma energia tão forte que ilumina tudo ao meu redor, como se uma luz dourada fosse emanda de mim. Como se um pedacinho do Céu viesse até a mim ou eu fosse elevado até o Céu. Sou um homem novo, no corpo, na mente e no espírito.
É uma experiência verdadeiramente milagrosa!
Eu olho para tras e percebo o quanto eu fui tolo de ficar todo esse tempo longe da Casa do Senhor. Eu poderia ter aproveitado esse tempo perdido no mundo para ganhar almas para Jesus, para apoiar os irmãos em suas missões, dificuldades ou aflições e para a minha própria edificação espiritual. Mas, eu dou graças sem cessar por ter sido alcançado a tempo pelo amor e infinita misericórdia do nosso Deus e ter tido essa oportunidade maravilhosa de voltar para os pés dEle. Pois, muitos que estão servindo a esse mundo ou se desviaram do Caminho não terão a mesma oportunidade a exemplo de muitos que já foram tragados pelo mau, morrendo sem Jesus.
É triste!
Por isso, não perco uma só oportunidade de testemunhar e falar do Amor infinito de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo e do Seu plano e propósito para as nossas vidas.
Aleluia!
Nosso Deus é maravilhoso, grandioso e misericordioso. E Ele não muda.
Ele está fazendo milagres e prodigios em nossas vidas e em nosso meio.
Compartilho esta graça com todos para que o nome do Senhor seja louvado e exaltado. Porque só Ele é Deus capaz de ressucitar mortos, restaurar e transformar vidas e perdoar pecados através do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo e fazer de nós instrumentos de sua manifestação e vontade. E, assim, podermos serví-Lo com amor e adorá-Lo com alegria observando sempre os Seus ensinamentos e mandamentos contidos na Sua santa palavra, a Bíblia Sagrada.
Glória a Deus nas Alturas!
Amigo(a), você não precisa ficar 20 anos procurando por essa VERDADE como eu fiquei. Procure logo Jesus! Tenha uma experiência pessoal e verdadeira com Ele. Você verá todas as suas dúvidas serem dissipadas num abrir e fechar de olhos, todas as suas perguntas sendo respondidas nEle. Você irá desfrutar da verdadeira PAZ e FELICIDADE que há nEle. Você irá ter a certeza de que todos os propósitos e promessas de Deus serão cumpridos em sua vida. E o mais importante: a certeza da sua Salvação em Cristo Jesus e de ir morar com Ele no Céu.
O mesmo Jesus que falou “Conheça a VERDADE e a VERDADE vos libertará” e que me levou a essa busca desesperada que acabo de narrar, também fala: "Eu sou o caminho a VERDADE e a VIDA ninguém vem ao Pai senão por MIM.” (João 14.6)
Meu amado amigo, minha amada amiga, Jesus está te chamando.
Entrega o teu caminho ao Senhor, confie nEle e Ele tudo fará!
“Vós não Me escolhestes a Mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vo-lo conceda.” (João 15.16)
Eu renunciei a tudo na minha vida para seguir a Cristo.
Renunciei ao meu trabalho, ao meu nome, aos meus projetos, aos prazeres dessa vida - uma vida de aparências, de ilusões e falsas promessas - renunciei a tudo mesmo para ser amigo e seguir Jesus Cristo que morreu na cruz por Amor a mim, por Amor a ti e por Amor a todos nós; e, assim, libertar-nos, perdoar os nossos pecados e salvar-nos.
“Se pois o Filho (Cristo) vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (João 8.32)
Aleluia!
Para O Céu Eu Vou
Para o céu eu vou, embora, for nublado;
O caminho, às vezes, espinhoso está,
Por Jesus, meu Mestre, sempre bem guiado,
Em Seus passos sigo, até que chegue lá.
Coro:
Aleluia! P’ro céu vou caminhando,
Nada me desanimará!
Para o céu eu me vou aproximando,
Sempre meu Jesus me guiará!
Para o céu eu vou, ainda que lutando
Contra tentações, que surgem ante mim:
Sob o sangue de Jesus me abrigando,
Escondido e bem seguro, estou assim.
Para o céu eu vou, embora, mui cansado,
E amigos velhos, voltem-se pra trás.
Forte sigo co'o Senhor Jesus ao lado,
Convidando a outros aceitar a paz.
Para o céu eu vou, alegre caminhando:
Breve findará a peregrinação,
Se cansado, neste mundo vou andando,
Eu repousarei na divinal mansão.
(Hino 332 da Harpa Cristã)
"Agora que fomos aceitos por Deus por meio da fé, temos paz com Ele por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Foi Cristo quem nos trouxe, pela nossa fé, para a graça de Deus; agora nós continuamos firmes nela. Portanto, nos alegramos na esperança de participarmos da glória de Deus. E também nos alegramos nos sofrimentos, porque sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e esta aprovação cria esperança. Esta esperança não nos decepciona, porque Deus tem derramado o seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo, que nos deu". (Romanos 5.1-5)
Portanto amigo(a), eu te faço um convite agora. Procure uma Igreja e aceite Jesus Cristo como teu salvador pessoal. Esta será a tua mais sábia escolha e o teu melhor presente.
Leia a Bíblia Sagrada!
Um grande abraço do irmão na fé em Cristo,
Carlos Cesar Quirino Santos
(Igreja Evangélica Pentecostal Assembléia de Deus) |